Escola de novas profissões online e 100% remotas

Escola Humana

Importância da Inteligência Emocional no Coaching

O que é a Inteligência Emocional (IE), a sua importância e como esta pode mudar/auxiliar o crescimento do indivíduo e coach.

De início não é um conceito fácil de compreender, pois, por mais básico que pareça ser, pode ser bastante complexo, no entanto, acabamos por perceber que é uma “ferramenta” indispensável para o crescimento, quer como indíviduo, que como coach, mas requer muito treino, vontade e dedicação.

Com o desenvolvimento da IE num indíviduo, este consegue melhorar e desenvolver alguns destes aspetos:

  • Melhoria na comunicação com os outros;
  • Melhoria nas relações;
  • Sentir-se-á mais positivo e confiante;
  • Reduz níveis de stress;
  • Ajuda a melhorar a empatia com o outro;
  • A aprender com os erros;
  • Aumenta a criatividade.

A IE está diretamente ligada com o desempenho, que seja pessoal ou profissional. E quando ligada a outros métodos, como o coaching por exemplo, pode trazer grandes benefícios para o indíviduo.

Mas afinal o que é a Inteligência Emocional?

Como sabemos as emoções estão envolvidas em tudo o que fazemos, cada ação, decisão e julgamento. Reconhecemos a IE quando, escolhemos usar os nossos pensamentos para gerir as nossas emoções, em vez de sermos geridos por elas. Por outras palavras, na IE usamos os pensamentos sobre as emoções para guiar as ações, o que irá ajudar a melhorar a nossa gestão na relação com os outros.

Como sabemos não é fácil alterar/mudar a nossa maneira de ser, pensar e agir, mas quando queremos crescer tudo é possível, basta querer.

Para dar início a esta mudança e crescermos como indivíduos, temos disponível todas das ferramentas disponibilizadas pela Inteligência Emocional.

A IE tem cinco princípios básicos:

  1. IE não é uma coisa só, ou seja, e feita de uma mistura complexa de atitudes interligadas, hábitos e sentimentos;
  2. IE promove o desempenho (está diretamente ligada com a performance);
  3. IE não dá para ser medida;
  4. IE pode estar em constante mudança, ou seja, vai depender de cada situação. A IR será sempre adaptada, seguindo sempre o modelo KASH (Knowledge , Attitude, Skills, Habits);
  5. O desenvolvimento de IE irá ter impacto em todas as áreas da nossa vida.

Na Inteligência Emocional, existem várias escalas de medição, no entanto as mesmas serão adaptadas a cada área, no caso do desenvolvimento pessoal, e também podem ser usadas para facilitar o trabalho do coach, falaremos de:

Consideração:

  • Autoestima: o quanto nos valorizamos como pessoa, conhecermo-nos pelo que somos, não o que fazemos, se nos aceitarmos como somos, irá ter um impacto positivo em todas as situações;
  • Cuidado pelos outros: o quando valorizamos o outro, não fazendo qualquer julgamento de valor. Aceitar sem criticar as atitudes dos outros.

Consciência:

  • Auto-consciencialização: O quanto seguimento os nossos sentimentos e a nossa intuição. O quanto “ouvimos” o que o que o nosso corpo nos diz.
  • Consciencialização pelos outros: ter noção como as nossas atitudes afetam os outros, criar empatia com o outro, ter atenção que o corpo desde nos diz em resposta às nossas atitudes.

Tendo em conta todas as mudanças que a IE pode-nos proporcionar, irá no nosso crescimento como indíviduo, tornando-nos mais conscientes nas nossas atitudes, e no que estas podem causar aos outros. Pois podemos não dar muita importância a forma como falamos ou agimos perante os outros, e de que forma é que isso poderá afetar o outro.

Com a ajuda da IE e todo o conhecimento que esta nos dá, começamos a consciencializar-nos que as nossas atitudes afetarão o outro das mais diversas formas, e mesmo que nos coloque-nos no lugar do outro, a forma como iremos sentir nunca será igual, mas reconhecer que existe um outro alguém sente de forma diferente já e um grande passo no nosso crescimento.

O desenvolvimento do IE o indivíduo e coach, terá muitos mais formas de conseguir auxiliar o seu coachee.

Como sabemos o coaching é nada mais, nada menos do que uma poderosa forma de comunicar, e quando é usada corretamente, e com todo o conhecimento do coach, trará grandes benefícios, quer para o coach, quer para o coachee.

A IE em conjunto com o conhecimento do coach, ajudará os coachees a melhorar a sua performance individual e profissional, ajudando a melhorar a performance e produtividade, a obter melhores resultados, aumenta a confiança e motivação e conseguimos ainda uma mudança de comportamento.

Um coach que opte por trabalhar no seguimento das “regras” da Inteligência Emocional, será certamente um coach de sucesso, pois neste ponto de desenvolvimento terá atenção com ele mesmo e com os outros. Este terá de ter uma autoestima incondicional, para isso terá de desenvolver maneiras de se aceitar e valorizar e ele próprio, pois se o coach tiver uma autoestima baixa, irá ser critico, criticar os outros, desconfiado e irá julgar os outros.

Outro aspeto muito importante será o cuidado pelos outros. Um verdadeiro coach terá de ter um cuidado grande pelo outro e este terá de ser genuíno, e aceitar sem fazer qualquer julgamento, tudo o que é dito pelo coachee e estar sempre atento.

Existem 4 tipos de coach:

  1. Coach com IE (Eu estou bem e tu estás bem) – este coach utiliza uma combinação de skills e de atitudes positivas, cuidado com o coachee, com o que este diz incentivando assim, o desenvolvimento do seu coachee.
  2. Submisso (Eu não estou bem e tu estás bem) – Coach passivo, onde terá necessidade de reforçar a sua própria autoestima, em vez da do coachee;
  3. Coach diretivo (Eu estou bem e tu não estás bem) – Este tipo de coach pretende de certa forma comandar o que o coachee tem ou não de fazer.
  4. Coach inseguro (Eu não estou bem e tu não estás bem) – Este coach duvida deles e das suas capacidades, duvidando assim dos benefícios que poderá trazer para o seu coachee.

É fundamental um coach ser Auto-consciente de forma a conhecer os seus sentimentos e saber como os controlar, nunca deixando que estes o controle. Pois perante um coachee, este nunca poderá colocar os seu valores e sentimentos a frente daquilo que esta a ser dito, tendo de ser totalmente imparcial ao que está a ser dito, e ajudar o seu coachee a arranjar as suas respostas.

Outro fator muito importante é o cuidado que temos com a consciencialização que temos pelo coachee, e temos de perceber e aprender que apesar da linguagem verbal ser importante, pois e através dela que sabemos onde podemos auxiliar o coachee, mas mais importante ainda é a linguagem não-verbal (movimentos corporais, a movimentação do olhar, o tom de voz, entre outros), pois muitas vezes as nossas respostas estão aí mesmo.

Como podemos ver a IE pode ser trabalhada com o coach nas mais diversas formas e maneiras, basta o Coach saber aplicar tudo o que falamos, é fácil, não, mas isto é um trabalho constante, e este tem de ter noção que as pessoas reagem de forma diferente, numa mesma situação, da mesma forma que a nossa impressão digital é única, a forma como agimos às situações são únicas também.

Podemos concluir que a Inteligência Emocional, é uma “ferramenta” fundamental para um coach de sucesso, pois para além do auxílio que este faculta ao seu coachee, como indivíduo é um ser com grande consciencialização sobre ele e sobre os outros, e que apesar dos seus valores e crenças, consegue ter um autocontrolo enorme sobre as suas emoções, nunca se deixado levar a agir pelas emoções, mas sim pelo seu pensamento.

Artigo de: Vera Afonso / Life Coach

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *