Escola de novas profissões online e 100% remotas

Escola Humana

Mas afinal o que é isto do Coaching e quais os seus benefícios?

Nos dias de hoje ouve-se muito falar do Coaching e ao navegar pelas páginas de Instagram vão sendo sugeridos alguns perfis de coaches das mais diversas áreas, quer elas sejam do foro pessoal ou profissional.  Mas afinal o que é isto do Coaching e para que serve?

Confesso que inicialmente era algo que me deixava intrigada, ou seja, pouco ou nada se sabia do que se tratava e já muita gente que se intitulava de coach, isto nas mais diversas áreas, desde o coach de vida, ao coach do sucesso, ao coach de carreira e por ai fora.

As dúvidas mantinham-se, pois, a informação que me chegava era tão vasta e dispersa, que me deixou ainda mais intrigada, mas curiosa por descobrir afinal o que é o coach e o que ele pode trazer de novo às nossas vidas.

Mas afinal, o que é um processo de Coaching?

Coaching é um processo de aprendizagem em que o indivíduo recebe apoio e orientação do coach, que vai procurar maximizar o seu potencial usando metodologias especificas e um conjunto de competências e habilidades adquirias, que terão como objetivo ajudar o seu Coachee a atingir os seus objetivos, tanto pessoais como profissionais, melhorando ainda o seu desempenho e aumentando a sua produtividade, através de uma série de sessões de formação.

Pode-se dizer então que o principal objetivo do coaching é maximizar o potencial e a produtividades de uma pessoa.

Como funciona?

O processo de Coaching é realizado através de várias sessões (o número de sessões varia de pessoa para pessoa, tudo dependerá do seu envolvimento às tarefas e/ou objetivos a que se propõe), monitorizadas pelo Coach, que terá como função estimular, apoiar e despertar o seu Coachee, levando-o a compreender o seu potencial de modo a atingir todos os objetivos estabelecidos e determinados por ele.

Para tudo isto ser possível, é necessário criar uma forte relação entre o Coach e o Coachee, para isto acontecer é necessário:

  • Ouvir e escutar atentamente tudo o que é dito.

O Coach tem de ouvir e compreender tudo o que lhe é dito pelo seu Coachee, ou seja, este terá de ter uma boa escuta ativa, de modo a conseguir reunir toda a informação necessária para o desenrolar do processo, desde compreender quais são as perspectivas importantes para o seu Coachee, isto incluindo nelas os factos, emoções e valores que o movem.

Tudo o que é dito pelo Coachee ao seu Coach é de extrema importância, pois tornará o trabalho deste mais simples, uma vez que poderá ajudá-lo a perceber quais são os bloqueios do seu cliente e como o poderá ajudar a ultrapassá-los.

  • Fazer perguntas

A “arma” mais poderosa de um Coach, é fazer perguntas.

São estas perguntas que para além de ajudarem o Coach a compreender melhor o seu Coachee, vão ajudá-lo a ver as coisas por outras perspectivas, fazendo-o avançar e desbloquear muitos dos medos e crenças que tinha incutidas.

  • Desafiar e Apoiar o seu Coachee

Ao desbloquear medos e crenças do Coachee, o Coach consegue que exista uma mudança de perspetiva e atitude, encorajando o mesmo a fazer e/ou experimentar algo novo e diferente, sendo necessário este sentir-se sempre seguro e apoiado.

  • Estabelece quais os próximos passos e incute responsabilidade ao Coachee

O verdadeiro trabalho só acontece com o empenho do Coachee a realizar o plano que estipulou com o Coach. Estes definem a estratégia a seguir, e vão “limando” arestas com o passar das sessões, tudo em prol de atingirem os objetivos e/ou metas definidas no início das sessões.

Quais os benefícios do Coaching?

Os benefícios do coaching são inúmeros, uma vez que todo o processo visa potencializar o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, logo alguns dos seus benefícios são:

  • Desenvolvimento Pessoal
  • Conquista do auto-desenvolvimento e autoconhecimento
  • Evolução e melhoria continua
  • Equilíbrio e inteligência emocional
  • Quebra de crenças limitadoras
  • Alinhamento de valores e missão de vida
  • Melhor qualidade de vida e bem-estar
  • Melhoria nos relacionamentos pessoais
  • Melhoria da auto-estima e autoconfiança
  • Melhoria no controle das emoções
  • Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças

Estes são alguns benefícios, existem muitos outros, tudo dependerá do propósito a que o processo de coaching se destina, mas estas são parte das grandes mudanças no Coachee, o importante é este querer e estar disposto à mudança, ao seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Espero que com tudo isto tenha conseguido tirar algumas das questões, que também eram minhas, sobre o que é e como funciona o coaching.

Isto é so um bocadinho do que se pode encontrar sobre este tema, existe muito mais  basta procurar, investigar, ou então por que não fazer a sua própria sessão de coaching e perceber na primeira pessoa como tudo funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *