Escola de novas profissões online e 100% remotas

Escola Humana

Mentoring / Mentoria

O mundo está a mudar e o contexto laboral não fica fora desta evolução. Numa altura em que os níveis da qualificação académica dos indivíduos nunca foram tão elevados, conceitos como “empresa” e “trabalhador” enfrentam novos desafios no que respeita à formação de jovens e futuros profissionais.

São vários os factores (económicos, sociais e tecnológicos) que contribuem para esta mudança, destacando-se uma pandemia vivida à escala mundial, que obrigou a repensar a “forma de trabalhar”.

Face a um novo panorama, é importante questionar o papel das universidades no modo como são orientados os jovens para o mundo profissional, sendo necessário assim preparar a sua integração ainda enquanto se encontram no contexto escolar. Importa compreender o estreitamento de relações entre os meios académico e profissional como uma necessidade, que deve ser uma aposta das instituições de ensino.

Falemos então de mentoria.

Para quem não está familiarizado com o tema, o programa de mentoria (ou mentoring) funciona como uma ferramenta eficaz na orientação de estudantes, contribuindo para a melhoria na sua performance e elevando o nível de motivação e produtividade. Os vários programas de mentoria permitem a aquisição de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades dos mentorados, através de um contacto directo com um mentor académico.

E em que consiste o papel de um mentor?

Em poucas palavras, é um profissional experiente, que dispõe do seu tempo e know-how para orientar jovens, preparando-os para o desafiante contexto social e laboral actual. Deve ter como principais funções a elucidação de alternativas, encorajando novos pensamentos em relação à área de actuação; os processos e a realidade da profissão; deve essencialmente auxiliar o aluno nas tomadas de decisões através do esclarecimento de ideias.

Ser mentor académico assenta principalmente no incentivo, na partilha de conhecimento e experiências, sempre com a perspectiva de ajudar a crescer enquanto profissional mais motivado e mais consciente para o mercado de trabalho.

E porque o conhecimento faz mais sentido quando partilhado, muitos mentores académicos referem que se sentem mais enriquecidos profissionalmente ao terem a possibilidade de exercerem esta função, acompanhando de forma personalizada e contínua o percurso académico de um indivíduo em formação. Fazem assim parte assim integrante deste processo. É importante, obviamente, que o perfil do mentor possua características tais como uma boa capacidade de ouvir e comunicar, ser paciente, ter conhecimento sobre o segmento empresarial em que está inserido e, acima de tudo, estar disponível para a partilha de conhecimentos de forma a favorecer uma relação de confiança, que favoreça o desenvolvimento profissional do aluno. 

Para alunos que nunca tiveram qualquer experiência em contexto profissional, a mentoria pode ajudá-los a posicionar uma direcção de carreira, a construir um networking através da rede de contactos do mentor, a perceberem a importância do desenvolvimento profissional; e essencialmente, a prepará-los para que estejam seguros frente aos futuros desafios da sociedade actual.

Esta experiência acaba por ser bastante gratificante e enriquecedora para ambas as partes, na medida em que traz benefícios também para o mentor, servindo para expandir o conhecimento, aumentando a satisfação com a própria carreira, bem como ao nível da satisfação pessoal.

Por último mas não menos importante, oferece a possibilidade de obter mais visibilidade e reconhecimento, através da “lapidação” talentos.

Se ao ler este artigo sentiu que tem o que é preciso para ser um mentor académico, descubra mais informações sobre Programas de Mentoria. Junte-se à nossa equipa e contribua para formar jovens profissionais mais produtivos e motivados, mais conscientes para o mercado de trabalho, e, acima de tudo, mais capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *